Pedro Lupion quer medidas para apaziguar quebra na safra e queda nos preços do agro
Pedro Lupion - FPA
A iminente quebra de safra de grãos e a forte queda de preços no mercado acendeu um alerta na bancada do agro. As ameaças ao setor que mantém o crescimento do Produto Interno Bruto Nacional motivaram o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR) a exigir uma reação imediata do governo federal.
“A crise pode ser contida através do exercício do Ministério da Agricultura de adotar política de preço mínimo, tentar alguma solução através das instituições financeiras de acessar mais crédito e possibilidade de antecipar esses pagamentos para os produtores”, exemplificou Lupion.
O dirigente reiterou que os problemas que o agro deve enfrentar neste ano não se resumem apenas à diminuição da safra de commodities, como soja e milho. Segundo Lupion, o mercado tem sido afetado pela forte queda de preços.
“Acho que não vamos escapar de uma prorrogação de dívidas. Os produtores estão endividados, estão com problemas”, alertou. “Não estamos falando só de soja, estamos falando também de milho e estamos com problema na arroba do boi. Vamos pressionar e buscar soluções dentro da Esplanada para que o produtor consiga ter algum alento nesse período”, acrescentou.
Comments