top of page

FGV avalia números moderados em abril para barômetros econômicos globais

Análise aponta leve desaceleração econômica no cenário mundial


Crédito da imagem: Reprodução/ J. Comp/Freepik


A Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o KOF Swiss Economic Institute, divulga mensalmente os Barômetros Econômicos Globais com o intuito de avaliar a direção em que caminha a economia mundial. Neste mês de abril os resultados apontaram para uma acomodação “em patamar moderado”, em meio às recentes previsões incertas quanto a uma tendência de desaceleração.


Criados com o objetivo de atingir uma análise global mais ampla quanto possível, os barômetros econômicos globais são divididos em dois indicadores, um coincidente, que aponta o atual cenário da atividade econômica pelo mundo, e um antecedente, que demonstra um sinal cíclico da trajetória futura dessa mesma atividade global na economia.


Os dois índices são averiguados por meio de pesquisas realizadas em mais de 50 países e no último mês caminharam em direção oposta um ao outro. Segundo a FGV, o Barômetro Global Antecedente avançou em abril, compensando de forma parcial o intenso recuo de março, mantendo-se próximo ao nível de 100 pontos, que é considerado neutro.


Já com ligeiro retrocesso neste mês, o Barômetro Coincidente se manteve abaixo do pico de janeiro pelo terceiro mês consecutivo, caindo 0,2 ponto e ficando em 93,0 pontos, o que demonstra uma leve desaceleração da atividade econômica global.


O Barômetro Econômico Global Antecedente teve elevação de 2,2 pontos, ficando em 101,1 pontos.


Comments


bottom of page