FED decide manter taxa de juros no maior patamar desde 2001
- Instituto Democracia e Liberdade
- 14 de dez. de 2023
- 1 min de leitura
Juros entre 5,25%-5,50% devem vigorar nos EUA até o final de 2023

FED - Divulgação
O Federal Reserve (FED) - entidade equivalente ao banco central dos Estados Unidos - decidiu manter entre 5,25% e 5,50% a taxa de juros da economia. O patamar é o mais alto da história do país, estabelecido pela primeira vez na história pelo órgão em 2001, durante o governo de George W. Bush. Esta foi a terceira manutenção consecutiva do índice, iniciada em julho.
Após o anúncio da manutenção da taxa básica de juros, o Federal Reserve justificou a medida, apontando estar “alerta” sobre qualquer eventual mudança nos padrões inflacionários.
“Os ganhos do mercado de trabalho foram moderados desde o início do ano, mas permanecem fortes. A taxa de desemprego permaneceu baixa. Já a inflação diminuiu ao longo de 2022, mas permanece elevada. O Comitê permanece muito atento aos riscos de inflação”, destacou o comunicado da entidade.
O Comitê de Mercado Aberto do FED (o equivalente ao Copom brasileiro) também destacou que irá reduzir suas participações em títulos do Tesouro e títulos garantidos pelas hipotecas das agências. Sobre o controle da inflação, o comitê destacou que permanecerá firme em busca da meta ideal de 2% ao ano.
Comments