top of page

FBI prende engenheiro chinês acusado de roubar segredos de I.A do Google

Chinês teria transferido para sua conta particular cerca de 500 arquivos secretos do Google


Foto usada por Linwei Ding no perfil do Linkedin


A iniciativa chinesa de penetrar nos segredos da tecnologia ocidental ganhou mais um episódio. Segundo o procurador-geral dos Estados Unidos, Merrick Garland, um engenheiro de computação, supostamente enviado pelo governo de Xi Jinping, foi detido nesta semana pelo FBI (Polícia Federal dos EUA), acusado de roubar cerca de 500 arquivos ligados a projetos de Inteligência Artificial produzidos pelo Google. 


"Alegamos que o acusado roubou segredos comerciais relacionados com a inteligência artificial do Google enquanto trabalhava em sigilo para duas empresas sediadas na China”, destacou Merrick Garland.


O acusado pela justiça norte-americana se chama Linwei Ding. Ele foi contratado em 2019 pelo Google para atuar como engenheiro de computação. Segundo as investigações, o roubo de dados começou em 2022, quando Ding passou a salvar os dados em sua conta no Google Cloud.


FBI destaca "esforço" chinês para roubar tecnologia americana



A informação foi confirmada pelo porta-voz do Google, Jose Castañeda. Ele revelou que o chinês teria baixado 500 arquivos confidenciais e copiado em sua nuvem particular.


"Temos regras estritas para evitar o roubo da nossa informação comercial confidencial e segredos comerciais”, afirmou Castañeda.

 

“Após uma investigação, descobrimos que este funcionário tinha roubado numerosos documentos e denunciamos rapidamente este assunto às autoridades”, revelou.


"As acusações são o exemplo de como os afiliados a empresas com sede na República Popular da China agem para roubar inovações americanas", completou o diretor do FBI, Christopher Wray,


Após a conclusão desta matéria, o perfil de Linwei Ding foi deletado do Linkedin

Comments


bottom of page