Os efeitos do Super El Niño nas lavouras de Mato Grosso e Paraná devem quebrar a safra de soja deste ano
Seca afeta plantação de soja no Paraná - Aprosoja
Os efeitos da prolongada seca nas regiões Sul e Centro-Oeste causada pelo fenômeno classificado como Super El Niño devem afetar bruscamente a próxima safra de soja brasileira. Segundo análise da Aprosoja Brasil, a produção não deve superar os 135 milhões de toneladas em 2024.
Um dos estados mais afetados pela falta de chuva nos últimos meses é o Mato Grosso - responsável pela maior colheita nacional. Em razão dos problemas climáticos, 6% da colheita de grãos precisou ser replantada. A área representa cerca de 700 mil de um total de 12 milhões de hectares destinados à plantação de soja no estado.
Soja paranaense também será afetada
Outra vítima da seca é o município de Cornélio Procópio, ao norte do estado do Paraná. A falta prolongada de chuva na região deixou 25% dos 36 mil hectares destinados à lavoura da oleaginosa em estado ruim. Já 60% estão em condição moderada e 15% apenas permanecem com boa qualidade.
Em virtude do cenário, a quebra da safra 2024 deve ser de 33% em relação ao rendimento previsto. Os números revisados apontama gora para uma colheita de 784 mil toneladas de soja neste ano.
Kommentare