Exportações de soja perdem fôlego em abril, aponta Secex
- Instituto Democracia e Liberdade
- 30 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Volume das exportações pode ser 14% menor em abril no comparativo com 2023

A Secex (Secretaria de Comércio Exterior) informou que o volume de exportação de grãos de soja diminuiu no intervalo da primeira para a segunda semana de abril. Conforme a entidade, os primeiros sete dias do mês registraram embarques de 726 mil toneladas diárias, contra 684 mil na semana entre 8 e 15 de abril.
Segundo a Secex, se o ritmo de vendas para o exterior for confirmado até o final do mês, a queda nas exportações será de 14% em comparação com o mesmo período de 2023. Ao todo, a comercialização para o mercado externo já chegou à marca de 6,8 milhões de toneladas. No ano passado, o total chegou a 14,3 milhões de toneladas.
Exportações de Café e algodão disparam
Se por um lado houve queda nas vendas de soja, os melhores resultados no período foram observados nas exportações de café e algodão. De acordo com a Secex, as vendas para o exterior dispararam 81,4% na segunda prévia de abril, com embarques de 14 mil toneladas diárias.
Já a exportação de algodão superaram 122 mil toneladas no período, chegando ao dobro do movimentado em 2o23. Os números foram divulgados pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).
Comments