top of page

Ex-presidente do BC aposta "em fim de ciclo" de cortes na taxa Selic

Carlos Viana - que presidiu o BC entre 2016 e 2019 na gestão de Michel Temer - afirma que Selic deve encerrar 2024 em 9,5%


Carlos Viana - ex-presidente do BC


O ex-presidente do Banco Central, Carlos Viana, afirmou durante o evento Brazil Investment Forum que o ciclo regular de cortes na taxa Selic deve ser reduzido a partir de junho, quando Roberto Campos Neto dará lugar a um novo presidente.


Viana - que ocupou o BC entre 2016 e 2019 - disse ainda que a taxa básica de juros deve se estabelecer em 9,5% ao ano em setembro. e entre 8% e 8,5% até o final de 2025.


“O BC está comunicando que quer parar num nível contracionista, dadas as circunstâncias daqui”, destacou Viana. “Depois, a pressão para que a política monetária se torne menos contracionista vai acabar levando a uma distensão adicional”. acrescentou. 


Carlos Viana afirmou ainda que o ritmo de corte de 0,50 ponto percentual só deverá acontecer mais uma vez nesse ciclo.


“A partir daí, segue em aberto a possibilidade de continuidade do ciclo já no ano que vem, levando a Selic para perto de 8% ou 8,5% ao ano”, reiterou.

Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page