top of page

Eventual substituta de Biden, Kamala ironizou incapacidade do presidente

Vice Kamala Harris negou diversas vezes que Biden não conseguiria disputar reeleição


Giorgia Meloni tenta "resgatar" Biden em evento do G7 em junho

Em junho deste ano -  cerca de 1 mês antes de anunciar a desistência da corrida pela reeleição neste domingo (21) - Joe Biden foi registrado acenando para um plateia inexistente durante o encontro de líderes do G7. 


Ao notar que o presidente norte-americano aparenta estar “fora de órbita”, a premiê italiana Giorgia Meloni o puxou pelo braço, para que ele se juntasse aos demais integrantes do bloco para uma foto oficial.


A imagem - prova de que já há tempos algo não estava O.K. com a saúde de Biden - foi ignorada por seus apoiadores mais radicais e pela cúpula do partido Democrata, responsável por “convencê-lo” a não disputar mais a Casa Branca, após a visível incapacidade demonstrada no primeiro debate contra o rival Donald Trump.


Kamala Harris negou incapacidade de Biden


A pressão exercida pela cúpula do partido Democrata que culminou com a carta de desistência do presidente norte-americano também foi discrepante em relação ao que a vice-presidente Kamala Harris já havia dito sobre o estado de saúde de Biden.


No final de 2023, por exemplo, Harris (que chegou a ser confundida com Trump em um outro discurso) rebateu as críticas sobre a idade avançada do presidente com veemência - situação radicalmente oposta à declaração de que “sentia-se honrada” pela indicação de ser sua sucessora nas eleições de 5 de novembro.


“Não vamos nos distrair. Vamos ver se ele (Biden) tem feito o que é necessário, e não ignorar sua certidão de nascimento”, se referindo à idade do mais idosos presidente da história do país.


A corrida “por fora” pela vaga de Biden


Além dos rumores sobre uma possível entrada de última hora de Michelle Obama na disputa pela presidência - algo já negado pela própria mulher do ex-presidente - os democratas contrários à atual vice Kamala Harris já citaram três nomes de possíveis indicados para o pleito. Os nomes de eventuais candidatos incluem o da atual governadora do estado do Michigan, Gretchen Whitmer, além de J. B. Pritzker (governador de Illinois) e Sherrod Brown, senador pelo estado de Ohio.

Comments


bottom of page