EUA retomam ajuda militar e de inteligência à Ucrânia após acordo de cessar-fogo
- Núcleo de Notícias
- 11 de mar.
- 1 min de leitura
Kiev aceita trégua temporária de 30 dias enquanto negocia pacto estratégico com Washington

Os Estados Unidos anunciaram nesta terça-feira (11) a retomada da assistência militar e de inteligência à Ucrânia, após um acordo firmado durante conversas na Arábia Saudita. Como parte das negociações, Kiev aceitou um cessar-fogo imediato de 30 dias, com possibilidade de extensão, desde que haja reciprocidade por parte da Rússia.
O acordo prevê ainda um compromisso da Ucrânia em assinar, "o mais rápido possível", um pacto estratégico com Washington sobre o acesso e gerenciamento de recursos críticos do país.
"A Ucrânia expressou disposição para aceitar a proposta dos EUA de um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que poderá ser prorrogado mediante acordo mútuo entre as partes e está condicionado à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa. Os Estados Unidos comunicarão a Moscou que a reciprocidade russa é fundamental para alcançar a paz", diz o comunicado conjunto.
A decisão marca uma nova fase na guerra, com os EUA ampliando sua influência sobre as negociações e consolidando seu papel como principal aliado de Kiev. Enquanto isso, resta saber se Moscou aceitará os termos da trégua, o que pode definir os próximos desdobramentos do conflito.
Коментарі