top of page

EUA registram crescimento surpreendente no 3º trimestre

PIB dos EUA teve alta de 5,2% - e não de 4,9% - como divulgou o governo

Agência Brasil/EBC


O Departamento de Comércio dos Estados Unidos revisou para cima o índice de crescimento econômico do país referente ao Produto Interno Bruto do terceiro trimestre. Segundo o órgão federal, o PIB acumulado nos meses de julho, agosto e setembro subiu 5,2%. Na análise preliminar, o governo acreditava em uma alta de 4,9%.


Segundo levantamento do Departamento de Comércio norte-americano, a alta foi ampliada acima das expectativas por uma série de fatores da conjuntura econômica. Entre eles, melhora nos investimentos empresariais privados e dos governos estaduais. O mercado imobiliário também foi determinante para a revisão positiva do PIB.


Consumidores dos EUA reduziram gastos no 3ª tri


Embora tenham se mantido em uma posição considerada sólida pelos economistas, os gastos promovidos pelos consumidores apresentaram ligeira queda no terceiro trimestre, chegando a 3,6%. A estimativa dos analistas apontava para uma alta de 4%.


A desaceleração, entretanto, deverá se prolongar até o final de 2023. Segundo o Departamento de Comércio, a tendência foi revelada pela queda nas vendas do varejo no início do quarto trimestre. O desempenho inferior em outubro foi o primeiro resultado negativo em sete meses, de acordo com o governo.

Comments


bottom of page