EUA: PIB mais baixo e inflação em alta surpreendem mercado
- Núcleo de Notícias
- 28 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Segundo o departamento de comércio dos EUA, o produto interno bruto ficou em 1,6% na primeira estimativa

Em pleno ano eleitoral, o governo do presidente Joe Biden (Democrata) recebeu uma notícia preocupante: a primeira estimativa do Produto Interno Bruto para o 1º trimestre ficou em 1,6% - ou seja - 0,8% abaixo dos prognósticos oficiais.
Conforme o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o resultado mais fraco foi influenciado pela queda do consumo, ao mesmo tempo em que a inflação caminhou pelo caminho oposto, em trajetória de alta.
Os números apresentados pelo órgão também não corroboram com as previsões do Fundo Monetário Internacional (FMI). Na semana passada, a entidade elevou a previsão de alta do PIB de 2,1% para 2,7%.
Embora os dados oficiais ainda não tenham sido consolidados, a estimativa é de que a inflação calculada pelo índice Personal Consumption Expenditures - que abrange todos os produtos e serviços consumidos pelos norte-americanos - tenha se aproximado de 3,4% no primeiro trimestre. Por sua vez, o PCE referente ao trimestre anterior ficou em 2% - mais próximo da meta almejada pelo FED (Federal Reserve).
Comentários