Diretor do FED não descartou, entretanto, observar conjuntura econômica para evitar "repiques" da inflação
Christopher Waller - Federal Reserve
Apesar do alerta emitido pela vice-diretora do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, a respeito da redução de juros em meio às incertezas da economia atual, O Federal Reserve (Banco Central dos EUA) adiantou que promoverá pelo menos três cortes na alíquota no decorrer de 2024.
A justificativa apresentada por Christopher Waller, que atua como diretor da autoridade monetária norte-americana, foi a retomada da meta inflacionária em harmonia com os resultados positivos do mercado de trabalho.
“A inflação parece estar retornando à meta de 2%, com reequilibrio no mercado de trabalho e isso deve permitir que o Federal Reserve faça três reduções de 25 pontos-base em 2024”, anunciou o diretor.
Embora tenha oferecido uma dose de forte otimismo, principalmente em relação ao controle da alta dos preços, Christopher Waller não descartou totalmente medidas pragmáticas do FED, caso necessárias.
“Ainda preciso de mais dados para ter certeza sobre uma queda sustentada da inflação”, apontou. “Para que (a inflação) não tenha repiques ou resistência excessiva”, reiterou.
FMI alertou sobre excesso no corte e juros e volta da inflação
Na terça-feira (16), a vice-diretora do Fundo Monetário Internacional, Gita Gopinath, afirmou que achava “cedo” a redução de juros nas principais economias, comparando a atual conjuntura com a da crise imobiliária de 2008.
“(o corte de juros) É um instrumento a ser usado se você estiver em uma recessão profunda ou se houver disfunção do mercado, portanto, deve ser usado com menor frequência do que antes”, ressaltou Gopinath.
Comments