Segundo a agência, o bombeamento diário em dezembro ficou em 13,3 milhões de barris
AIE
A Administração de Informações sobre Energia (AIE) informou que os Estados Unidos voltaram a produzir mais petróleo do que o esperado. De acordo com o órgão, o país liderou a produção global pelo sexto ano consecutivo em 2023, com bombeamento médio de 12,9 milhões de barris diários. A marca mensal foi superada em dezembro passado, com 13,3 milhões de barris em apenas 24 horas.
O sucesso norte-americano também é fruto do freio na produção de países da Opep, como a Arábia Saudita, que decidiu cortar o bombeamento para tentar controlar o preço do barril do tipo Brent. Com isso, a produção diária do país ficou em 12 milhões de barris - 1 milhão a menos em relação a 2020.
“Os Estados Unidos produziram mais petróleo bruto do que qualquer outra nação, segundo nossas Estatísticas Internacionais de Energia, nos últimos seis anos consecutivos”, apontou a AIE.
Preços do barril são afetados pela conjuntura internacional
No início desta semana o barril do tipo Brent, usado como referência internacional, foi vendido a US$ 82 por unidade. O valor foi influenciado, principalmente, pela redução da demanda por petróleo na China, além da nova redução da produção de países da Opep + (Organização dos Países Exportadores de Petróleo + Rússia).
Em fevereiro, os países-membros decidiram prolongar os cortes na produção, fixando em 2,2 milhões de barris diários no segundo trimestre.
Commentaires