top of page

Estados Unidos estabelecem suspensão de 90 dias para exportação de armas de fogo civis

Suspensão vale para a maior parte das armas de fogo

Crédito da imagem: Reprodução


O Departamento de Comércio dos Estados Unidos, anunciou na última sexta-feira (27), que o governo parou de emitir licenças de exportação para a maior parte das armas de fogo e munições civis para qualquer usuário fora do governo pelos próximos 90 dias. O argumento utilizado pelo governo americano seria uma motivação quanto a questões de segurança nacional, como também questões de política externa.


Não foram concedidos maiores detalhes além da rasa justificativa para a interrupção, que abrange ainda espingardas e miras ópticas, porém, foi alegado ainda por parte do Departamento que haverá uma urgente revisão para avaliação de "risco de armas de fogo serem desviadas para entidades ou atividades que promovem a instabilidade regional, violam os direitos humanos ou alimentam atividades criminosas".


A informação foi publicada no site oficial do Departamento de Comércio e ficou limitada a poucas frases, sobre as quais não quiseram tecer quaisquer comentários.


A pausa temporária alcança boa parte das armas e munições comumente comercializadas em lojas de armas por todo o país e segundo especialistas é a mais abrangente já vista, por isso mesmo, surpreende boa parte da população, mesmo que o governo possua suas políticas nacionais individuais quanto ao tema.


Entre os clientes estrangeiros estão distribuidores e lojas que comercializam o armamento fabricado no país, e mesmo com a proibição, eles são autorizados a enviar pedidos de licença que ficarão "retidos sem ação" até que a pausa seja encerrada.


Comments


bottom of page