top of page

Estado Islâmico reivindica ataque na Alemanha que deixou três mortos e oito feridos

O ataque ocorreu durante um festival em Solingen. Grupo terrorista alega que foi uma vingança pelos muçulmanos na Palestina



O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) reivindicou a autoria do ataque a faca que matou três pessoas e deixou outras oito feridas na cidade de Solingen, no oeste da Alemanha, na última sexta-feira (23/08). A reivindicação foi feita no sábado (24/08) através da agência de propaganda do grupo, Amaq.


De acordo com a Amaq, uma fonte de segurança do EI afirmou que "o autor do ataque de ontem a uma manifestação de cristãos na cidade alemã de Solingen é um soldado do Estado Islâmico". A declaração, divulgada nos canais do grupo no Telegram, sugere que o ataque foi realizado como "vingança pelos muçulmanos na Palestina e em outros lugares", embora nenhum detalhe adicional tenha sido fornecido.


O ataque ocorreu por volta das 21h40 no centro histórico de Solingen, próximo a um dos palcos do Festival da Diversidade, que estava em andamento. O terrorista esfaqueou várias pessoas de forma aleatória antes de fugir em meio ao tumulto. Até o momento, ele não foi localizado pelas autoridades.


Neste sábado, Thorsten Fleiss, chefe da operação policial, informou que um adolescente de 15 anos foi detido em Solingen sob suspeita de ter conhecimento prévio sobre o ataque.

Durante uma entrevista coletiva, Markus Caspers, promotor público responsável pela luta antiterrorismo na Renânia do Norte-Vestfália (NRW), evitou fornecer detalhes sobre o possível autor do ataque, afirmando que as investigações estão em andamento, com depoimentos contraditórios e informações ainda limitadas.


Caspers destacou que, embora as investigações estejam em progresso, há indícios de que o ataque, ocorrido durante as celebrações do 650º aniversário de Solingen, possa ser um ato de terrorismo, conforme sugerido pela polícia inicialmente.

Comments


bottom of page