Presidente do Banco Central recebeu em Miami o Bravo Beacon of Innovation pela inovação do Pix
Crédito: Freepik
Você usa cartão de crédito? Então, se prepare para as modificações no sistema de pagamento que já começaram - e devem ser ainda mais profundas nos próximos três anos.
As informações foram compartilhadas pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no painel “Brazil’s Payments Revolution” no evento Americas Society/Council of the Americas realizado em Miami, na Flórida.
Segundo Campos Neto, a principal mudança poderá ser a extinção do cartão de crédito como conhecemos. No lugar do tradicional “plastic money” entraria o cartão digital. O primeiro passo, segundo o presidente do BC, será a consolidação do Drex - a moeda digital com tecnologia brasileira.
O dirigente ainda ressaltou a intenção do BC no desenvolvimento de carteiras off-line que poderiam ser monetizadas pelos usuários. "Depois de integrar todos os seus dados, tudo o que você faz será armazenado em uma carteira digital e então você poderá monetizá-la", explicou.
Pix ganha prêmio internacional
Além de apresentar as perspectivas para o sistema de pagamentos no Brasil, Roberto Campos Neto representou o Brasil no evento internacional, onde o Banco Central foi condecorado com o Prêmio Bravo Beacon of Innovation pela eficácia do Pix. O sistema, segundo o presidente do BC, também deverá ser otimizado, e poderá ser executado com menos cliques pelos usuários.
Criado para substituir as transferências DOC e TED, o Pix foi lançado oficialmente em 16 de novembro de 2021 durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL).
Comments