Em mensagem vazada, Gleisi orienta funcionária a "sabotar" Banco Central
- Núcleo de Notícias
- 10 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Presidente do PT pediu à servidora da entidade que atue contra a PEC que visa ampliar a autonomia do Banco Central

Desde o Dia 1 de seu terceiro mandato no Palácio do Planalto, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem revezado seus disparos em basicamente dois alvos: o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o atual presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.
A saraivada de balas contra Campos Neto, aliás, foi a principal causa da desvalorização do real frente ao dólar, levando a moeda brasileira aos piores índices desde a pandemia.
Prestes a deixar o BC, Campos Neto apenas tem respondido que sua função é garantir a meta inflacionária - indicador, este, que não tem parado de subir após uma série de decisões equivocadas do governo.
Se está certo ou errado, para Lula e seu partido, nada parece importar. A palavra de ordem é tomar o controle da instituição, assim que a presidência for ocupada por um de seus indicados. Mais provavelmente, o atual diretor de política monetária, Gabriel Galípolo.
As intenções do PT em minar a autonomia do Banco Central apareceram em um recente vazamento que mostra como a presidente da legenda pretende destruir por dentro a instituição.
“Se tudo der certo, e dará, o próximo presidente do Banco Central indicado por Lula terá que fazer uma reestruturação geral do banco para conseguir governar”, afirmou Gleisi, segundo mensagem obtida pela Veja.
De acordo com a reportagem, a presidente do PT ainda pede a uma funcionária do Banco Central (não identificada) para atuar nos bastidores contra a aprovação no Senado de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que visa ampliar e consolidar a autonomia da instituição.
Comentários