top of page

Em meio à crise, presidente do IBGE volta a falar em alterar pesquisas

Marcio Pochmann deve anunciar sugestões para mudar IBGE em julho


Lula e Pochmann: discurso alinhado


Inflação em alta, crescimento em baixa. Com os dados econômicos do governo Lula na berlinda, o presidente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estáticas) começou a se movimentar para alterar o formato das pesquisas conduzidos pela entidade. 


A mais nova empreitada de Marcio Pochmann deverá ser modificar os termos do chamado “marco legal das estatísticas”. Segundo o economista, a proposta para mudar os padrões da apuração feita pelo órgão estará em um documento que deve ser divulgado na “Conferência Nacional da Era Digital, riscos e oportunidades”, entre 29 de julho e 2 de agosto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).


“Há risco e oportunidades, mas uma certeza: essa primeira proposta brasileira deve nascer de um debate técnico, que reúna os melhores quadros do Brasil, e que registre o que está ocorrendo no mundo”, declarou Pochmann na rede social X.


“Para que a sugestão de nova legislação do país possa ser considerada e decidida pelo parlamento da nação, o debate fecundo, democrático, transparente e participativo deve anteceder como um piloto experimental para o mundo”, completou.


Presidente do IBGE já propôs mudar forma de pesquisa


Esta não é primeira vez que Marcio Pochmann indicou suas intenções de mudar a forma de atuação do IBGE. Logo em sua estreia no cargo em fevereiro, o presidente da entidade disse que o Brasil deveria seguir os padrões adotados na China. Segundo ele, a principal mudança seria incluir nas pesquisas “dados da economia digital” que teriam sido ignorados em apurações passadas. Entre eles, dos empregos obtidos nas redes sociais.


“Tem um outro mundo nascendo e para o qual as estatísticas têm dificuldade de capturar essas informações, seja de ocupação, seja de renda, seja de valor agregado”, declarou.

Comments


bottom of page