Em carta aberta, Hamas volta a comprovar forte ligação com Lula
- Instituto Democracia e Liberdade
- 19 de fev. de 2024
- 1 min de leitura
Hamas elogiou a declaração do presidente, comparando Israel ao nazismo

Terroristas do Hamas
Durante toda a campanha de 2022, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) baniu qualquer ligação de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com ditadores e associações terroristas. Em seu retorno ao poder, entretanto, o presidente brasileiro não tem escondido sua preferência por ditaduras e grupos que violam os direitos humanos.
O exemplo mais recente foi dado com a declaração aberta do Hamas, após Lula comparar a reação de Israel aos ataques do 7 de outubro com o holocausto de mais de 6 milhões de judeus promovido por Adolf Hitler na Segunda Guerra Mundial.
“Nós, no Movimento de Resistência Islâmica, apreciamos a declaração do Presidente brasileiro Lula da Silva, que descreveu aquilo a que o nosso povo palestino na Faixa de Gaza está sujeito como um Holocausto, e que as ações dos sionistas hoje em Gaza são o mesmo que o nazista Hitler fez aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial", escreveu o Hamas.
Hamas parabenizou Lula pelas eleições de 2022
A associação de Lula com a organização responsável por estupros e degolas de crianças de origem judia no ano passado é antiga. Após o TSE declarar o petista como vencedor das eleições presidenciais, a facção patrocinada pelo Irã emitiu um comunicado, o parabenizando pela vitória.
“A eleição de Lula foi uma vitória para todos os povos oprimidos ao redor do mundo, particularmente o povo palestino, pois ele é conhecido por seu forte e contínuo apoio aos palestinos em todos os fóruns internacionais”, afirmou Basim Naim, membro do diretório Político do Hamas.
Comments