Líder dos Houthis promete usar armas submarinas contra embarcações no Mar Vermelho
Houthis - divulgação
Ignorados pelo governo Lula, os Houthis - grupo terrorista baseado no Iêmen - reforçaram nesta semana que irão ampliar os ataques contra embarcações do ocidente, em protesto às ações militares de Israel contra o Hamas. A novidade no plano de ofensiva da facção deverá ser o uso de armas submarinas para atingir as embarcações que cruzarem o seu caminho na região.
As investidas contra os navios de carga do Houthis - que contam com patrocínio do Irã - começaram a se intensificar em novembro de 2023, principalmente em pontos do Mar Vermelho, Golfo de Aden e Estreito de Bab al-Mandab.
O líder do grupo terrorista, Abdul Malik al-Houthi, comemorou os ataques em uma mensagem gravada e distribuída para a mídia internacional.
“As operações nos mares Vermelho e Arábico, no estreito de Bab al-Mandab e no Golfo de Aden têm sido eficazes e irão continuar”, prometeu al-Houthi.
A intensificação das ações dos Houthis no Oriente Médio tem obrigado as empresas de logística marítima a optar por rotas alternativas - e mais caras - em torno do continente africano.
Comments