Evento nos EUA reuniu políticos e principais CEOs de tecnologia
Embora seja um dos principais players em projetos de alta tecnologia na chefia das companhias SpaceX e Tesla, Elon Musk afirma estar preocupado com o futuro das condições de trabalho - e com o avanço contínuo da Inteligência Artificial na economia do planeta, protagonizado pelo ChatGPT.
Musk encabeçou a lista de convidados do Congresso dos Estados Unidos em uma reunião a portas fechadas para discutir temas como segurança jurídica, estabilidade para o mercado de trabalho e regras eleitorais. Além de Musk, participaram do debate Mark Zuckerberg (Meta) e Sundar Pichai (Google).
Elon Musk afirmou que o mais importante no momento é estabelecer uma espécie de árbitro - usando analogias esportivas - para que as empresas atuem de forma segura e atentando ainda o interesse do público.
Na reunião com os congressistas norte-americanos, Musk destacou que a Inteligência Artificial deve ser encarada atualmente como uma “faca de dois gumes”. Ou seja: por mais avançada e eficiente que seja, a tecnologia tem proporcionado alterações muito rápidas na estrutura do mercado de trabalho.
A intenção de regulamentar o uso de aplicativos de Inteligência artificial foi recebida de forma mista pelos políticos, tanto republicanos como democratas. As divergências, aliás, aparecem dentro dos próprios partidos.
Enquanto o senador republicano Todd Young acredita que o Congresso está bem perto de legislar sobre I.A, outro senador (o também republicano), Mike Rounds, diz não estar tão certo sobre o momento. Para ele, o Congresso precisará se debruçar sobre o tema e estudar muito para que um projeto de lei seja elaborado e votado em definitivo.
CRÉDITOS (Foto): Todd Anderson/The New York Times
Comments