top of page
Foto do escritorNúcleo de Notícias

Elon Musk irá ao Congresso dos EUA falar sobre censura no Brasil

Deputados de oposição também pressionam Biden a divulgar troca de informações com TSE e STF sobre eventual censura


Elon Musk: Twitter Files Brazil será discutido no Congresso dos EUA

O Comitê Judiciário da Câmara dos Estados Unidos intimou o governo Joe Biden a informar se houve  um ‘esforço conjunto’ para derrubar cerca de 150 perfis de políticos e influenciadores brasileiros no X e nas demais redes sociais durante e após as eleições de 2022.


No ofício, enviado pelo gabinete do representante Jim Jordan (Republicano), o órgão solicita todos os documentos compartilhados entre o Departamento de Estado norte-americano e representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Supremo Tribunal Federal (STF) entre 2021 e 2024. 


O Comitê também solicitou - com prazo até 17h (hora da Costa Leste dos EUA) do dia 30 de abril - o envio de eventuais e-mails trocados com embaixadas e consulados brasileiros no período. O principal objetivo da investigação é saber se houve conluio da Casa Branca com a suspensão ou cancelamento de perfis no X e nas demais plataformas de redes sociais.


Elon Musk irá depor no Congresso


O dono do X e das companhias SpaceX e Tesla, Elon Musk, foi convocado para depor na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. A data exata  para a oitiva não foi divulgada, mas deve ocorrer até 8 de maio.


O tema a ser abordado no legislativo norte-americano será o conteúdo relacionado a série de reportagem Twitter Files Brazil, que aponta pressão do judiciário brasileiro à censura de perfis de direita nas eleições de 2022 - incluindo o então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Comentarios


bottom of page