top of page

Economia em declínio alerta para risco de recessão na Alemanha em 2024

Fraco desempenho da economia alemã pode se agravar neste ano e influenciar zona do Euro


Destatis


Sinal de alerta máximo na principal economia da Europa. Dados divulgados nesta semana pela Destatis - a agência de estatísticas do governo federal - revelaram queda de 0,3% no Produto Interno Bruto alemão em 2023, em comparação a 2022. O resultado foi o pior registrado no país desde o auge da pandemia de covid-19.


A presidente da Destatis, Ruth Brand, apontou que o ambiente econômico tem convivido com múltiplas crises, com destaque para os preços que se mantêm altos, mesmo com a melhora do índice inflacionário.


“Os altos preços têm sido como uma ducha de água fria no crescimento, além da queda da demanda doméstica e internacional no comércio”, destaca a analista.


De acordo com o levantamento, os números relacionados ao último trimestre de 2023 també foram fracos, com queda de 0,3% no PIB em relação a 2022. A marca, segundo a Destatis, quase representou o início de uma recessão econômica.


Economia alemã pode ter crescimento ainda mais fraco em 2024


Os prognósticos para 2024 também não são dos melhores. Um levantamento feito entre economistas alemães divulgado nesta quinta-feira (18) no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, apontou que as expectativas de crescimento são “fracas” ou “muito fracas”. 


No próximo dia 30, o governo da Alemanha deve apresentar os dados consolidados da economia em 2023, No momento, a única boa notícia é o crescimento aparente do mercado de trabalho no ano passado. Ao todo, o saldo positivo de contratações foi de 333 mil, alta de 0,7% em relação a 2022

Commentaires


bottom of page