Número referente ao 1º trimestre foi influenciado por alta de inadimplência no cartão de crédito
Dados divulgados pelo Federal Reserve Bank de Nova York - ligado ao Banco Central norte-americano - revelaram que a taxa de inadimplência dos consumidores aumentou em US$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre deste ano, influenciada diretamente pelos débitos com cartão de crédito, que contou com 90% de recém-endividados.
Segundo apurou o Federal Reserve, nos primeiros três meses de 2023 a parcela de consumidores com dívidas acumuladas há mais de 90 dias no cartão era de 4,57%. Já no primeiro trimestre de 2024, essa fatia chegou a 6,86%.
Segundo Joelle Scally, que atua como diretora econômica regional da divisão de pesquisa doméstica e de políticas públicas da instituição, o agravamento da inadimplência já abrange a maioria das faixas etárias da população.
“A taxa de dívidas de cartão de crédito em transição para delinquência grave não parou de crescer em todas as faixas etárias”, ressaltou a dirigente.
O Federal Reserve de Nova York ainda destacou que o montante total das dívidas das famílias norte-americanas chegou ao patamar de US$ 17,7 trilhões no primeiro trimestre de 2024.
--
Leia todas as nossas matérias integralmente.
Assine o Rumo Econômico no link abaixo:
Comentarios