DOC e TED são extintos após quase 40 anos
- Instituto Democracia e Liberdade
- 16 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Operações em DOC e TED foram encerradas nesta segunda-feira (15) em todo o país

Ilustração
Aprovadas em 1985 pelo Banco Central, as operações financeiras por DOC (Documento de Ordem de Crédito) e TED (Transferência Especial de Crédito) estão com as horas contados. A partir desta segunda-feira (15), os agendamentos para as transferências expiram às 22 horas e só poderão ser programados para ocorrer até 29 de fevereiro.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a decisão de encerrar as operações ocorre após avanço contínuo do Pix, que estreou no Brasil em 2020, após quatro anos de desenvolvimento. O sistema ganhou força por ser isento de taxas e propiciar transferências de forma instantânea.
Pesquisa da Febraban destaca decadência do DOC
De acordo com pesquisa da Febraban, o DOC foi a operação menos executada nos primeiros seis meses de 2023, totalizando 18,3 milhões. A modalidade ficou atrás dos antigos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto bancário (2,1 bilhões) , cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e Pix – o líder do ranking, que aparece com 17,6 bilhões de operações.
A partir de 28 de outubro deste ano, o Banco Central irá autorizar o funcionamento da modalidade Pix Automático. Com ela, os clientes poderão realizar pagamentos semelhantes ao débito automático em vigor.
Comments