Direita avança na Câmara, mas França fica nas mãos da extrema-esquerda
- Instituto Democracia e Liberdade
- 9 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Direita de Marine Le Pen passou de 88 para 143 cadeiras na Assembleia Nacional

Como se fosse o conto da Cinderela, o que aparentava ser um sonho para a direita, se transformou em abóbora após a meia-noite.
A analogia serve para explicar o resultado do segundo turno das eleições parlamentares antecipadas da França. Depois do 1º lugar obtido pelo partido de Marine Le Pen na primeira fase no último domingo (30), uma reviravolta “patrocinada” pelo presidente Emmanuel Macron colocou a extrema-esquerda da coalizão Nova Frente Popular no comando do legislativo, com 182 das 577 cadeiras disponíveis no plenário.
O resultado - embora satisfatório para o ultra-socialistas Jean-Luc Mélenchon - não garantiu a maioria absoluta para a legenda esquerdista, que seria de 289 vagas. Contudo, Mélenchon já cobrou o presidente francês, exigindo que o país conte com um primeiro-ministro de sua legenda.
Já o presidente do Reagrupamento Nacional - o partido derrotado de Le Pen - Jordan Bardella - acusou Macron de ter jogado o país “nos braços da esquerda”.
“Foi uma aliança de desonra”, apontou Bardella. “A França está agora nos braços da extrema-esquerda”, escreveu o deputado no X.
O manifesto do líder direitista se deve ao comando dado por Emmanuel Macron a integrantes de seu partido, o Renascença, para desistir da candidatura, para que a “França não fosse dominada pela extrema-direita”.
O destino da direita na França
Terceira colocada no placar do segundo turno das eleições deste domingo (7), a direita representada pelo partido Reagrupamento Nacional terminou a disputa com 143 cadeiras na Assembleia Nacional, logo atrás da coalizão de centro-esquerda Juntos, que ficou com 168. Os Republicanos de centro-direita, por sua vez, ficaram com 45 vagas, e as demais alianças ganharam 39 cadeiras. Apesar da derrota, o RN saiu vitorioso em relação às eleições anteriores, quando contava com somente 88.
Comments