Deputado tucano tenta acelerar transição da reforma tributária
- Núcleo de Notícias
- 3 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 5 de abr. de 2024
Bancada do Desenvolvimento quer apressar trâmite da reforma e aprovar PL que amplia poder do BNDES

Deputado Federal Vitorr Lippi
O secretário-geral da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento, deputado federal Vitor Lippi (PSDB-AM), defendeu nesta semana que a transição para o novo sistema de tributação do consumo aconteça em um período mais curto do que o previsto. Pela proposta promulgada no Congresso, estão previstos 8 anos para a implementação.
“Vai ser muito difícil a gente aguentar manter o Brasil como o pior sistema tributário do mundo”, afirmou o deputado. “Hoje é o 184º pior. Quero muito que a gente faça a transição no menor prazo possível. A gente sabe que tecnicamente é possível fazer na metade do tempo”, ressaltou.
Lippi ainda destacou a necessidade de aprovação urgente de projetos de lei - entre eles, o PL 5719/23 - que ampliam a capacidade de financiamento do BNDES e o projeto que prevê a utilização de 25% do fundo do pré-sal para Ciência e Tecnologia. As matérias ainda estão sob análise na Câmara.
De autoria do governo Lula, o Projeto de Lei 5719/23, normatiza o financiamento das exportações de bens e serviços pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Commentaires