Deputado repudia fala de bispo contra o Marco Temporal Indígena
- Núcleo de Notícias
- 15 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Deputado Evair de Mello criticou ação do bispo Dom Justino que defendeu "a luta dos indígenas pelas terras"

O presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES) aprovou uma nota de repúdio contra as declarações do bispo Dom João Justino contra o Marco Temporal Indígena aprovado - e promulgado - pelo Congresso.
Segundo o parlamentar, Dom Justino teria usado de forma indevida um espaço religioso para criticar a política de demarcação de terras indígenas.
“É inaceitável que um espaço religioso seja utilizado para propagar agendas políticas sobre o marco temporal, especialmente em um momento dedicado à fé e à reflexão”, afirmou o parlamentar.
“Essa atitude fere os princípios da honestidade intelectual e do respeito mútuo, pilares fundamentais para o diálogo construtivo sobre temas tão sensíveis como a demarcação de terras indígenas”, completou.
O incidente apontado pelo deputado aconteceu no Santuário de Anchieta, no estado do Espírito Santo. Na ocasião, o bispo defendeu que os indígenas precisam lutar contra a legislação vigente para “garantir suas terras”.
“Neste tempo, os indígenas do nosso país têm um grande desafio, que é garantir o seu direito às terras com a demarcação de suas reservas e terras, que são ameaçados pela tese do marco temporal”, alertou o religioso.
Comments