Petrobras confirmou que poderá deixar o poço Pitu-Oeste por falta de liberação do Ibama
Pitu-Oeste - Petrobras
O diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Joelson Mendes, afirmou que a estatal poderá ser obrigada a retirar uma sonda de perfuração da Bacia Potiguar, localizada na chamada margem Equatorial do litoral brasileiro.
O motivo principal da eventual saída seria a falta de licenças ambientais concedidas pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) para continuar a explorar mais poços na região.
“Vamos terminar esse poço e talvez levemos a sonda para o Sudeste do país, para Campos e para a Bacia de Santos”, afirmou Mendes.
.
Em janeiro desse ano, a companhia iniciou os trabalhos de prospecção no Pitu-Oeste, mas ainda não apresentou um relatório sobre sua viabilidade econômica. A intenção da Petrobras seria abrir pelo menos 16 poços na Margem Equatorial nos próximos cinco anos. A região é considerada uma das mais promissoras para gerar petróleo e gás.
Como o Rumo Econômico divulgou, o governo Lula é favorável a explorar a Margem Equatorial, principalmente o Amapá. Contudo, o Ministério do Meio Ambiente comandado por Marina Silva (Rede) desaconselhou o Ibama a não conceder a licença para a Petrobras na foz do rio Amazonas.
Comments