Pesquisa aponta que o aumento da justa causa pode indicar mudança nas tendências do mercado de trabalho nacional
O número de demissões por justa causa voltou a crescer no Brasil em 2024. Segundo levantamento da consultoria LCA, foram 39,5 mil casos registrados em janeiro - número que representa 2,9% do total de 1,89 milhão de demissões ocorridas no país no período.
Por sua vez, a apuração anterior apontou que a proporção era bem menor em janeiro de 2023: 1,8% das 1,94 demissões ocorridas no primeiro mês do ano passado.
O estudo concluiu que o crescimento das demissões por justa causa demonstra uma tendência da transformação do mercado de trabalho formal (CLT) - tendência observada em janeiro de 2014, quando foram registrados 2,2% do total de casos de desligamentos profissionais.
Segundo a legislação brasileira, os casos em que a justa causas pode ser aplicada são furto ou desvio de dinheiro; assédio, práticas irregulares, como atividades extracurriculares (vendas no ambiente de trabalho; condenação criminal julgada, insubordinação contra superiores, divulgação de itens sigilosos da empresa e abandono de emprego.
Comments