Conselho de Ética aprova cassação de Glauber Braga
- Núcleo de Notícias
- 10 de abr.
- 1 min de leitura
Deputado do PSOL é acusado de quebra de decoro por ter agredido fisicamente integrante do MBL; decisão segue para plenário da Câmara

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (9) o relatório que recomenda a cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ), por conduta incompatível com o decoro parlamentar. O congressista agrediu fisicamente Gabriel Costenaro, do Movimento Brasil Livre (MBL), durante uma discussão ocorrida em abril do ano passado, nas dependências da própria Câmara.
Com 13 votos favoráveis e apenas cinco contrários, o colegiado acolheu a recomendação pela perda do mandato, reforçando a gravidade do episódio. A agressão envolveu um chute dado por Glauber Braga contra Gabriel Costenaro, o que foi interpretado como violação frontal das normas de conduta exigidas de um parlamentar.
Apesar da aprovação no Conselho de Ética, Braga ainda pode recorrer à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Caso o recurso seja rejeitado, a decisão final caberá ao plenário da Câmara dos Deputados. Para a cassação se concretizar, são necessários ao menos 257 votos favoráveis, em votação aberta entre os 513 parlamentares.
Comments