Congresso e governadores acertam plano para quitar dívidas com a União
- Instituto Democracia e Liberdade
- 20 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Plano sugerido pelo governo visa cortar juros e obrigar estados a investirem em educação e infraestrutura

Um plano anunciado no início deste ano poderá ser colocado em prática para socorrer os endividados estados brasileiros. Após reunião realizada na residência oficial do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), governadores e políticos da base do governo Lula concordaram em trabalhar para aprovação de um projeto que prevê a redução dos juros da dívida, com a condição de que o dinheiro que não cairá nos cofres da União seja investido em educação e infraestrutura pelos estados.
"A proposta combina o investimento no próprio estado e no Fundo de Equalização Nacional. Seria investido não apenas nos estados onde está essa dívida, mas também em outros estados poderiam receber recursos para os investimentos. Estados que não têm uma dívida, fizeram sua lição de casa, também serão beneficiados", tentou explicar o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A expectativa é que a proposta seja finalizada antes das festas juninas, quando boa parte dos parlamentares - especialmente, os deputados e senadores da região Nordeste - não comparecem ao Congresso.
"O fundo será uma ferramenta fundamental que vai estar à disposição do conjunto dos estados, para investimentos em educação e infraestrutura”, afirmou o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues. “Esperamos encerrar o segundo semestre com o avanço em relação a essa matéria”, reiterou o senador.
Comments