Índice recua pelo segundo mês consecutivo, refletindo incertezas para 2025
O setor de serviços do Brasil registrou nova queda em dezembro, encerrando 2024 com a confiança no menor nível dos últimos três meses, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice de Confiança de Serviços (ICS) caiu 0,6 ponto no mês, atingindo 94,3 pontos, nível mais baixo desde setembro, quando marcou 93,8 pontos.
De acordo com Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE, o resultado reflete um descompasso entre as avaliações sobre o presente e as perspectivas futuras:
“A piora das expectativas acende um alerta para o próximo ano, especialmente no segmento de famílias, que foi um dos principais sustentadores da confiança do setor de serviços em 2024.”
O Índice de Expectativas (IE-S), que mede as projeções para os próximos meses, caiu 1,3 ponto, atingindo 90,9 pontos, o menor patamar desde dezembro de 2023. Entre os componentes do IE-S, o indicador de demanda prevista recuou 0,6 ponto, enquanto a tendência dos negócios nos próximos seis meses apresentou queda mais acentuada, de 1,9 ponto.
O cenário de juros elevados impõe desafios para 2025. A taxa Selic foi elevada para 12,25% ao ano pelo Banco Central em dezembro, com sinalização de novos aumentos, podendo atingir 15% a.a. devido ao risco inflacionário atrelado às políticas fiscais do governo Lula.
Comments