Confiança do consumidor atinge pior nível em quase quatro anos no Brasil
- Instituto Democracia e Liberdade
- 30 de jan.
- 1 min de leitura
Expectativas negativas e juros elevados impactam setor de serviços no início de 2025

A confiança do setor de serviços no Brasil registrou uma nova queda em janeiro, alcançando o patamar mais baixo desde maio de 2021. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), evidenciando um início de ano desafiador para o setor.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 2,5 pontos, chegando a 91,8 pontos, marcando a terceira queda consecutiva. O resultado reflete um pessimismo disseminado entre os segmentos, impulsionado pela percepção de queda na demanda nos próximos meses.
O Índice de Situação Atual (ISA-S), que mede a percepção sobre o momento presente do setor, caiu 2,6 pontos, atingindo 94,7 pontos. Paralelamente, o Índice de Expectativas (IE-S), que reflete as projeções futuras, também recuou 2,6 pontos, chegando a 89,0 pontos.
O pessimismo crescente no setor ocorre em um contexto de aperto monetário. Na tentativa de conter a inflação, o Banco Central elevou a taxa Selic para 13,25% ao ano, reafirmando sua intenção de um novo aumento na próxima reunião, em março. Esse cenário de juros altos tende a restringir ainda mais o consumo e o crescimento dos serviços nos próximos meses.
Comments