Conab apresenta balanço da safra de grãos após inundações no RS
- Núcleo de Notícias
- 15 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Efeito das inundações deve atingir pelo menos 815 mil toneladas de grãos, incluindo soja, arroz e trigo

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) revisou nesta terça-feira (14) os números relacionados às perdas das colheitas de grãos provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A estimativa agora é de que 815 mil toneladas tenham sido destruídas pelas chuvas, englobando os cultivos de soja, arroz e trigo.
"Este foi o pior desastre climático do Rio Grande do Sul, e as dificuldades de deslocamento e problemas na comunicação dificultaram a avaliação", afirmou o diretor-presidente da instituição, Edgar Pretto.
Arroz: Maior produtor do Brasil (74%), o Rio Grande do Sul deve contabilizar 7,27 milhões de toneladas de arroz neste ano. As perdas estimadas chegam a 202 mil toneladas.
Soja: O Rio Grande do Sul deve colher na safra 2023/2024 21,4 milhões de toneladas - acima das estimativas anteriores de 20 milhões. As perdas da oleaginosa, entretanto, serão maiores do que a do arroz: 457 mil toneladas. A única boa notícia relacionada à soja é que as colhedoras gaúchas já haviam terminado 75% do trabalho antes das inundações.
Trigo: Ainda existe muita dúvida em relação aos prejuízos sofridos pelos campos de trigo riograndenses. O resultado só poderá ser concluído após a análise do solo, já que o plantio está programado para o final de maio. O prognóstico anterior da Conab era de uma safra de 4,6 milhões de toneladas.
Confira o levantamento completo da safra 2023/2024 no site da Conab.
Comments