top of page

Conab apresenta balanço da safra de grãos após inundações no RS

Efeito das inundações deve atingir pelo menos 815 mil toneladas de grãos, incluindo soja, arroz e trigo


Efeitos na plantação de trigo ainda serão avaliados pela Conab

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) revisou nesta terça-feira (14) os números relacionados às perdas das colheitas de grãos provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. A estimativa agora é de que 815 mil toneladas tenham sido destruídas pelas chuvas, englobando os cultivos de soja, arroz e trigo.


"Este foi o pior desastre climático do Rio Grande do Sul, e as dificuldades de deslocamento e problemas na comunicação dificultaram a avaliação", afirmou o diretor-presidente da instituição, Edgar Pretto.


Arroz:  Maior produtor do Brasil (74%), o Rio Grande do Sul deve contabilizar 7,27 milhões de toneladas de arroz neste ano. As perdas estimadas chegam a 202 mil toneladas.


Soja: O Rio Grande do Sul deve colher na safra 2023/2024  21,4 milhões de toneladas - acima das estimativas anteriores de 20 milhões. As perdas da oleaginosa, entretanto, serão maiores do que a do arroz: 457 mil toneladas. A única boa notícia relacionada à soja é que as colhedoras gaúchas já haviam terminado 75% do trabalho antes das inundações.


Trigo: Ainda existe muita dúvida em relação aos prejuízos sofridos pelos campos de trigo riograndenses. O resultado só poderá ser concluído após a análise do solo, já que o plantio está programado para o final de maio. O prognóstico anterior da Conab era de uma safra de 4,6 milhões de toneladas.


Confira o levantamento completo da safra 2023/2024 no site da Conab.


Comments


SIA Quadra 5-C, Lote 17/18 Sala 211

​Brasília - DF

Copyright © 2024 - Instituto Democracia e Liberdade  -  CNPJ: 46.965.921/0001-90 - Confira os Termos de Uso e Condições

Vendas sujeitas à análise e confirmação de dados pela empresa.

Política de Entrega: Os produtos digitais são entregues eletronicamente e o acesso é liberado imediatamente após a confirmação do pagamento.
 

Política de Troca e Devolução: Devido à natureza dos produtos digitais, não aceitamos trocas ou devoluções, exceto em casos de falhas técnicas comprovadas.
 

Política de Reembolso: Reembolsos serão processados apenas em casos de duplicação de pagamento ou problemas técnicos que impeçam o acesso ao produto. O reembolso será creditado na mesma forma de pagamento utilizada.

bottom of page