Balanço das vendas de final de ano registrou queda no desempenho, principalmente nas lojas tradicionais
Depois de uma Black Friday sem brilho, o Natal de 2023 também ficou aquém das expectativas dos comerciantes brasileiros. Segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian. as vendas voltaram a decepcionar na principal semana do varejo nacional, registrando queda de 1,4% entre 18 e 24 de dezembro.
De acordo com o levantamento, os resultados provaram ser ainda piores na reta final da celebração. Entre 22 e 24 de dezembro, o volume de vendas das lojas físicas de varejo sofreu forte baque, com queda de 10,7% em relação ao mesmo período de 2022.
Poder aquisitivo em baixa influenciou vendas em 2023
Além do enfraquecimento do poder aquisitivo do consumidor brasileiro, o Serasa Experian acredita que um fator de alta influência para o desempenho ter sido pífio foi o da véspera de Natal ter caído em um domingo, que é normalmente o dia da semana mais fraco para o setor varejista.
Ainda sobre o Natal 2023, uma outra pesquisa feita pela Cielo revelou que o brasileiro tem optado por comprar mais pela internet do que nas lojas tradicionais. Para tentar evitar o tumulto típico de final de ano, o consumidor optou pelo varejo eletrônico, que registrou alta de 2,4% sobre o mesmo período de 2022. Enquanto isso, o varejo tradicional só obteve crescimento de 1% em relação ao ano passado.
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