Pesquisa da FGV revelou que tendência de compras por sites e apps voltou a crescer após disparar na pandemia
Pesquisa do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas) divulgada nesta semana apontou que 16% do volume das vendas do varejo no país no primeiro trimestre deste ano foram realizadas por meio de operações digitais.
Isso representa que sites, aplicativos e outros dispositivos têm sido cada vez mais utilizados pelos consumidores para concluir suas compras. No trimestre anterior (outubro-dezembro/2023), o mesmo estudo apontou que 15,5% das transações do setor foram on-line, o que significa alta de 0,5% na mais recente apuração sobre as tendências do varejo.
Segundo o FGV Ibre, a mudança de comportamento aponta uma retomada das transações digitais, que apenas atingiu patamares mais elevados durante a pandemia. No segundo trimestre de 2021, a parcela de compras por sites e apps foi de 21,2%. Antes do início da crise sanitária, apenas 9,9% dos brasileiros compravam pela internet.
Embora não esteja ligada diretamente aos recentes pedidos de recuperação digital, a mudança de comportamento do consumidor é um indicador da troca das lojas físicas pelas virtuais. Entre 2023 e 2024, o setor varejista têm sofrido com o fechamento de unidades de empresas como Casas Bahia, Lojas Americanas, Polishop e lojas Marisa.
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