Governo diz que faltam poucos detalhes para apresentar nova versão de acordo com União Europeia
União Europeia
Apesar da forte resistência já demonstrada pelo governo da França, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou que está bastante otimista em concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia.
"Dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos”, anunciou o brasileiro. “Um último tema que está sendo tratado é o mecanismo de arbitragem. Falta um item para decidir onde será a compensação se houver algum problema, mas depois disso pode ser implementado”, adiantou.
"Talvez seis ou sete países de um total de 27 ainda não queiram o acordo. Vencidas as questões técnicas, aguardamos a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu”, reiterou Perosa.
França prometeu lutar contra o acordo com Mercosul
Em janeiro, o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, praticamente bateu o martelo sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O dirigente afirmou que “fará de tudo” para impedir o tratado de livre comércio.
“Faremos de tudo para que o acordo, da forma que se encontra hoje, não seja assinado”, prometeu Le Maire. “Esse acordo (com o Mercosul) não é bom para nossos produtores agropecuários. Por isso, não pode - e nem deve - acontecer”
Comentários