top of page

Com França na defensiva, Mercosul ainda acredita em acordo com UE

Governo diz que faltam poucos detalhes para apresentar nova versão de acordo com União Europeia


União Europeia


Apesar da forte resistência já demonstrada pelo governo da França, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Roberto Perosa, afirmou que está bastante otimista em concluir o acordo do Mercosul com a União Europeia.


"Dos dez itens na pauta que eram entraves, nove foram resolvidos”, anunciou o brasileiro. “Um último tema que está sendo tratado é o mecanismo de arbitragem. Falta um item para decidir onde será a compensação se houver algum problema, mas depois disso pode ser implementado”, adiantou.


 "Talvez seis ou sete países de um total de 27 ainda não queiram o acordo. Vencidas as questões técnicas, aguardamos a implementação do acordo pelo Parlamento Europeu”, reiterou Perosa.


França prometeu lutar contra o acordo com Mercosul


Em janeiro, o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, praticamente bateu o martelo sobre o acordo entre o Mercosul e a União Europeia. O dirigente afirmou que “fará de tudo” para impedir o tratado de livre comércio. 


“Faremos de tudo para que o acordo, da forma que se encontra hoje, não seja assinado”, prometeu Le Maire. “Esse acordo (com o Mercosul) não é bom para nossos produtores agropecuários. Por isso, não pode - e nem deve - acontecer”


Comentários


bottom of page