Black Friday brasileira amargou queda de 14,4% no faturamento das vendas online
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Na esteira de praticamente todas as atividades econômicas, as vendas promocionais da Black Friday 2023 decepcionaram os players do comércio nacional. Segundo dados preliminares apontados pela consultora Neotrust, o faturamento das compras pela internet registrou queda de 14,4% em novembro em comparação a 2022. Os dados usados para chegar ao resultado foram apurados até às 18 horas de domingo (26).
De acordo com o levantamento realizado entre 2,5 empresas de varejo, o e-commerce nacional registrou ganhos de R$ 4,9 bilhões na Black Friday, com destaque para as vendas de eletrodomésticos, como televisores e aparelhos de ar-condicionado, e eletrônicos A Neotrust esperava por receitas de até R$ 9,2 bilhões.
Além das perdas no faturamento, o número de encomendas também foi menor rem relação a 2022: 7,6 milhões de unidades - queda significativa de 15,8%.
“Esquenta” da Black Friday 2023 também foi decepcionante
No primeiro relatório divulgado pela Neotrust neste mês, a consultora já sinalizava que o desempenho do comércio on-line não responderia às expectativas do varejo. Segundo apuração feita nos primeiros 15 dias de novembro, a chamada “Black Friday antecipada” apresentou queda de 6,7%a no faturamento em relação a 2022.
De acordo com a Neotrust, os consumidores encomendaram 16,4 milhões de itens pela internet, números que representaram queda de 13,5% no comparativo com o mesmo período do ano passado. Em 2022, vale destacar, os eventos relacionados a Black Friday ocorreram durante a Copa do Mundo do Catar, que excepcionalmente foi disputada em novembro.
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