top of page

Citricultura em alta: setor voltou a investir em contratações em 2023

Setor de citricultura gerou mais de 54 mil empregos no ano passado, segundo Citrus BR


Citrus BR


Apesar de quase todos os sinais indicarem retração à vista, o agronegócio brasileiro tem resistido às intempéries climáticas - e governamentais - para fomentar o crescimento da economia.


A citricultura brasileira - que brilha dentro e fora do país - foi um grande gerador de empregos em 2023. É o que aponta a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR). Segundo levantamento feito pela entidade, o setor abriu mais de 54 mil vagas no ano passado, o que representou alta de quase 4 mil vagas extras em relação a 2022.


Em um estudo mais profundo, a Citrus BR destaca que a citricultura foi responsável por 35% das mais de 154 mil contratações para atuar em serviços ligados à agricultura em 2023. Nesse quesito, o mercado de trabalho abrange segmentos diversos, como pulverização, colheita, controle de pragas e plantio.


De acordo com a apuração - baseada em dados coletados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (Caged) - os mercados mais atuantes da citricultura no ano passado foram São Paulo e Minas Gerais, que responderam por 87% das contratações.


Segundo dados do Citrus BR, os principais produtos cítricos cultivados no Brasil em 2023 foram laranja, tangerina, limão, maracujá, abacaxi, morango e acerola.

Comentarios


bottom of page