Obra localizada a noroeste da China visa explorar petróleo e gás natural
Sinpec
Enquanto lida com problemas econômicos de alta gravidade, como deflação e crise imobiliária, a China está envolvida em uma das perfurações mais profundas da história do planeta.
Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o poço terá aproximadamente 11 quilômetros e atravessará 10 estratos geológicos da Terra. As obras - iniciadas em junho passado - estão situadas na região autônoma de Xinjiang, a noroeste do país, e devem ser concluídas até outubro deste ano.
China chega perto do recorde mundial de perfuração
De acordo com a Corporação Nacional de Petróleo da China (CNPC), o projeto - que só fica atrás de uma perfuração de 12 quilômetros de profundidade, realizada em 1989 na Rússia - é conduzido pela petroquímica estatal Sinopec, que pretende ampliar a exploração de petróleo e gás, além de desenvolver pesquisas geológicas.
Atualmente, além da Sinopec e CNPC, as companhias PetroChina, CNOOC e Brightoil atuam na exploração de petróleo e derivados em Xinjiang. Embora seja dominada por dunas, a região é habitada por mais de 12 milhões chineses.
Comments