Cessar-fogo em Gaza começa após atraso; troca de reféns está em andamento
- Núcleo de Notícias
- 19 de jan.
- 1 min de leitura
Suspensão das hostilidades entra em vigor com mediação internacional; negociações continuam instáveis

Um cessar-fogo temporário na Faixa de Gaza entrou em vigor às 11h15 (horário local), após um atraso causado pela entrega tardia dos nomes dos reféns israelenses que o Hamas prometeu liberar. A trégua foi mediada pelo Catar e Egito, com apoio dos Estados Unidos, e prevê a libertação de 33 reféns em troca de centenas de palestinos detidos por Israel.
Entre os reféns israelenses estão Romi Gonen, Doron Steinbrecher e Emily Damari, também cidadã britânica, que foram sequestradas em outubro de 2023 durante ataques do Hamas. Israel informou que o exército permanece em alerta e continuará as operações militares caso o cessar-fogo seja rompido ou as negociações avancem de forma insatisfatória.
O grupo terrorista Hamas declarou "estar implementando medidas para garantir a segurança e restabelecer a normalidade", mas a situação permanece frágil.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu afirmou que Israel mantém garantias dos Estados Unidos para retomar as operações militares, caso necessário, e reiterou o compromisso de recuperar os 97 reféns restantes.
Comments