top of page

Campanha de desdolarização é prioridade para a Rússia

Países do Sudeste Asiático são o alvo imediato das investidas russas

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia anunciou na última terça-feira (11), que planeja discutir mudanças no comércio com países do Sudeste Asiático, partindo para a adoção de moedas nacionais em acordos comerciais. A medida corresponde a mais um dos intensos esforços do país euroasiático por abandonar o uso do dólar e do Euro em suas transações internacionais.


Desde o início das sanções ocidentais contra a Rússia, um dos grupos que mais arrefeceu suas relações comerciais com Moscou foi a ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), com redução de 4,4% em 2022. É o que consta no comunicado que foi divulgado antes da visita à Jacarta, na Indonésia, realizada pelo ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov.


Em busca do fortalecimento das relações com a ASEAN, composta por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã, o ministro Lavrov, o ministro Lavrov passará essa semana em Jacarta, onde conta também com o apoio dos países membros do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), para a expansão de seus planos monetários.

Comments


bottom of page