top of page

Dívida estadual: Caiado pede "justiça" em renegociação com a União

O governador Ronaldo Caiado (GO) quer compensação por gastos dos estados com o combate a crimes federais


Ronaldo Caiado pede contrapartidas para os estados

Após nova tentativa de renegociar as dívidas dos estados com a União, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), afirmou que os governadores precisam ter um “indexador justo” para os débitos, assim como mais contrapartidas financeiras para eventuais despesas no combate a crimes de jurisdição federal.


"Nós queremos uma retribuição em relação ao que os estados gastam hoje porque não somos responsáveis por comercialização de armas, drogas, lavagem de dinheiro. Tudo isso é crime federal e nós tratamos disso também", afirmou Caiado.


A declaração aconteceu após almoço com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que ainda reuniu os governadores Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), além do governador em exercício do Rio Grande Do Sul, Gabriel de Souza (MDB).


Em março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ofereceu a oportunidade de debitar parte dos juros da dívida dos estados de Sul e Sudeste em troca da criação de vagas em cursos profissionalizantes. Caso a proposta seja aceita, a taxa real poderia cair a 3% ao ano.

Comments


bottom of page