Brasileiros irão depor no Congresso dos EUA sobre abuso de autoridade
- Núcleo de Notícias
- 8 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
Audiência inédita foi marcada pelo republicano Christopher Smith, o mais antigo membro do Congresso dos EUA

Christopher Smith - U.S Congress
Salve essa data: terça-feira, 12 de março de 2024. Depois de um intenso trabalho de bastidores - inclusive, com participação do jornalista Paulo Figueiredo Filho - deputados, senadores e jornalistas brasileiros irão pela primeira vez depor no Congresso dos Estados Unidos a convite de seu mais antigo parlamentar, o representante Christopher Henry Smith (Partido Republicano).
Na ativa desde janeiro de 1981, Smith convocou uma sessão especial na Comissão de Direitos Humanos - a qual ele mesmo preside - para avaliar a situação da estrutura democrática brasileira.
Em carta endereçada ao senador Eduardo Girão (Novo-CE), o republicano demonstrou estar preocupado com diversas questões, como abuso de autoridade, e desrespeito a direitos básicos.
“Prezado Senador Eduardo Girão, escrevo para expressar a você meu interesse em saber mais sobre os acontecimentos recentes no Brasil. Como sabem, alguns dos principais meios de comunicação do mundo publicaram relatos de graves violações dos direitos humanos e do Estado de Direito por parte de funcionários do governo do Brasil”, ressaltou Smith.
“Esta audiência será útil para informarmos ao Congresso norte-americano e oferecermos apoio aos direitos humanos dos brasileiros, além de reforçar o relacionamento entre os países”, completou Smith.
Além de Girão, foram convidados para a audiência nomes como os dos senadores Jorge Seif (PL-SC), Rogério Marinho (PL-RN), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), além dos deputados Marcel Van Hattem (Novo-RS), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Gustavo Gayer (PL-GO), Caro De Toni (PL-SC), Bia Kicis (PL-DF) e mais cerca de 40 nomes do Congresso brasileiro.
Comentarios