Pesquisa divulgada em Davos deixou o Brasil apenas na 14ª colocação entre os mais atraentes
Davos - Divulgação
Incertezas econômicas. Insegurança jurídica. Burocracia. Despesas estatais em alta. Esses e outros fatores se mostraram decisivos para que o 27º Global CEO Survey - um levantamento feito entre executivos de empresas em todo o mundo - deixasse o Brasil de fora do Top 10 dos países mais atraentes para atrair investimentos de multinacionais.
O resultado divulgado no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, foi o primeiro a retirar o país da privilegiada colocação desde 2014. Ao todo, a CEO Survey ouviu 4,7 mil empresários que atuam em 105 praças nos cinco continentes. As respostas oferecidas pelos CEOs deixaram o Brasil apenas na 14ª posição.
Além do Brasil, China e EUA também perderam terreno
Os participantes da pesquisa divulgada em Davos nesta semana destacaram que os conflitos geopolíticos foram decisivos para influenciar na votação geral, que também reduziu o interesse em investimentos em potências como Estados Unidos (29% apenas indicaram os EUA como atrativo) e China (baixa de 23% para 21%). Os executivos afirmaram ainda que o excesso de burocracia e impostos são fatores que afastam novos investimentos.
Comments