Ampliação da compra de gás faz parte de um cronograma de reforço da parceria estratégica com a Bolívia
Gás boliviano: Petrobras acelera parceria - YPFB
Apesar dos imbróglios ocorridos nos dois primeiros mandatos de Luiz Inácio Lula da Silva, a Petrobras confirmou que irá ampliar a importação de gás natural da Bolívia. O reajuste acontece após a visita do ministro de Hidrocarbonetos boliviano a Brasília, Franklin Molina Ortiz
A previsão é de que o país vizinho aumente seu limite de fornecimento de 20 milhões de m³ diários ao Brasil, de acordo com os níveis sazonais de produção do combustível.
Em comunicado, a Petrobras destaca o cumprimento dos trâmites para a ampliação de contrato com a parceira estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), além de proporcionar “maior segurança e previsibilidade de suprimento de gás ao mercado atendido pela Petrobras”.
Petrobras deve ampliar parceria com a Bolívia
Em abril, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já adiantava que o Brasil nutria forte interesse em atuar para fechar novas parcerias com a Bolívia. Segundo Prates, o gás boliviano é uma fonte “muito importante” para o mercado nacional, além de ser barata..
“Temos potencial e possibilidade de ajudar nossos companheiros bolivianos a entender por que a queda da produção se deu. Provavelmente, falta capacidade de financiamento, talvez capacidade técnica, para explorar novas reservas”, ponderou na época o dirigente da estatal.
Comments