Bolsonaro detona mídia e exalta escalada da direita na Europa
- Núcleo de Notícias
- 11 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Ex-presidente disse que "establishment está espumando" com vitória da direita. Já a petista Gleisi Hoffmann teme "novo fascismo"

O contra-ataque promovido pelos partidos de direita nas eleições do parlamento europeu tem provocado uma reação em cadeia na mídia nacional e internacional. A maioria dos veículos da imprensa tem demonstrado temor, principalmente em relação às vitórias na França e Alemanha.
Após o União Nacional de Marine Le Pen superar o partido de Emmanuel Macron com mais do dobro de votos, o presidente francês decidiu dissolver a Assembleia Nacional.
Já entre os alemães o Alternativa para a Alemanha (AfD) - acusado de apologia ao nazismo - chegou apenas em segundo lugar, mas superou o Partido Social Democrata do atual chanceler do país, Olaf Scholz.
Enquanto os críticos lamentam a vitória direitista - antecipando um controle maior da migração na Europa - líderes como o ex-presidente Jair Bolsonaro exaltaram o triunfo dos mais conservadores.
“A Europa mostra que a vontade popular prevalece sem determinadas intromissões e logo mais se repetirão em outras partes do mundo”, escreveu Bolsonaro no X. “Todo o establishment está espumando de ódio e distribuindo suas fake news para difundir nas redações, estridentes com as pessoas que tanto querem”, criticou.
Por sua vez, a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), retomou as antigas bravatas, acusando os políticos europeus de direita de “promover a escalada do fascismo”.
“Além de combater a rede de mentiras do novo fascismo, os governos democráticos precisam responder às demandas reais da população. Garantir vida digna, emprego e renda”, atacou.
Comments