Entidade aponta que a desaceleração da economia irá acontecer pelo 3ª ano consecutivo
Banco Mundial - Divulgação
O mais recente boletim do Banco Mundial sobre as perspectivas de crescimento econômico alerta para uma nova desaceleração da economia em todo o planeta.
No relatório “Perspectivas Econômicas Globais” divulgado nesta semana, a instituição alerta para condições de crédito mais restritivas, que devem frear investimentos, e da necessidade de otimizar a eficiência com os gastos públicos.
De acordo com o Banco Mundial, a expectativa é de que o crescimento do PIB dos países recue para a média de 2,4%, marcando o terceiro ano consecutivo de baixos desempenhos.
“As previsões indicam que as políticas monetárias e condições de crédito restritivas e os baixos níveis de comércio e investimento globais impactarão o crescimento (...) “Entre os mercados emergentes e economias em desenvolvimento, a limitação do espaço fiscal destaca a necessidade de melhorar a eficiência dos gastos”, ressalta a entidade.
Conflitos geopolíticos devem impactar crescimento econômico, diz entidade
No mesmo comunicado, a instituição ainda relaciona uma série de desafios que, na visão do banco, devem impactar diretamente o desenvolvimento dos países - em especial - às economias emergentes, como o Brasil.
“O recente conflito no Oriente Médio aumentou os riscos geopolíticos. A cooperação global é fundamental para abordar as questões de aumento da dívida, fragmentação do comércio e insegurança alimentar e conflitos”, reitera.
Comments