Banco Central divulga relatório com prognóstico pessimista para a inflação
- Instituto Democracia e Liberdade
- 28 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Entidade destacou custo dos serviços e instabilidades político-econômicas como fatores definitivos para a alta da inflação

Nesta semana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) garantiu que a inflação brasileira está “sob controle”, apesar da insistente alta de preços dos alimentos que prevaleceu em junho.
A opinião dos economistas do Banco Central, entretanto, é um pouco distinta em comparação à do ocupante do Palácio do Planalto. Segundo o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado nessa quinta-feira (27) pela entidade, a estimativa de inflação subiu de 3,5% para 4% em 2024 e de 3,2% para 3,4% no ano que vem.
Pelos cálculos do BC baseados em dados do IBGE, a inflação acumulada em 12 meses caiu de 4,5% em fevereiro para 3,9% em maio. Contudo, apesar da retração, os analistas apontam que a tendência é de alta de preços e de um distanciamento da meta para 3%.
Sem tocar em pontos polêmicos relacionados ao governo Lula, o Banco Central destacou que os indicadores econômicos poderão piorar em razão do aumento da inflação mundial, além do custo mais alto dos serviços.
Comments